Consumo de Gás Natural nas Refinarias cai 2,5% em julho

Consumo de Gás Natural nas Refinarias cai 2,5% em julho

1053
COMPARTILHAR

As refinarias de petróleo são consumidoras intensivas de gás natural. Essa demanda tem a finalidade tanto para o uso como energético (combustível), quanto para a geração de hidrogênio, que é importante para o processo de refino.

As refinarias, que são em sua grande maioria da Petrobras, têm mantido um consumo estável nos últimos anos, mas bastante representativo na demanda nacional de gás natural. Esses volumes, contudo, não são somados aos industriais, pois grande parte deles não passa pelas distribuidoras estaduais.

É importante destacar que sendo as refinarias grandes geradoras de combustíveis, elas possuem uma flexibilidade quanto ao uso do gás natural como energético.

Segundo os últimos dados divulgados pela ANP, houve uma queda de 2,5% no consumo de gás natural em julho, totalizando um consumo de 11,8 milhões de m³/dia. Contudo, mesmo com a queda, esse volume equivale à demanda industrial total de São Paulo, que é o maior mercado do Brasil.

Gn nas refinarias julho 2016

O consumo de 11,8 milhões de m³ por dia de gás natural em julho está concentrado nas refinarias do Sudeste (70%), especialmente as de São Paulo. A REVAP (SP), REDUC (RJ) e REPLAN (SP) lideram respectivamente como maiores consumidoras de gás natural entre as refinarias no mês de julho.

O consumo nas refinarias localizadas na Região Sul e Norte/Nordeste se mostram equivalentes na participação total. Embora existam registros de entrega de gás natural no city gate Abreu e Lima, a RNEST (PE) ainda não está inserida nos dados da ANP e, assim, não está condida dessa distribuição.

Mapa Refinarias julho 2016

Por Luiz Ehlers (EnergyWay)

analysis (1)

Através do ANALYSIS, os usuários têm acesso ao acompanhamento não apenas do consumo de gás natural das refinarias, mas também a quantidade de petróleo de entrada e a produção de derivados.

A reprodução das imagens do sistema ANALYSIS, disponíveis em nosso site com a logomarca, ou das matérias geradas pela equipe EnergyWay é livre, desde que a fonte seja devidamente referenciada, incluindo o link de acesso.