Onde estão localizados os indícios de hidrocarbonetos em 2017 (1º sem)

Onde estão localizados os indícios de hidrocarbonetos em 2017 (1º sem)

682
COMPARTILHAR

Os chamados indícios de hidrocarbonetos são informações obrigatórias que podem indicar potenciais descobertas nas perfurações exploratórias.

As empresas operantes nas áreas exploratórias (concessão e partilha) possuem a obrigação contratual de comunicar à ANP qualquer descoberta de hidrocarboneto dentro da área em até 72 horas após a ocorrência.

O procedimento e definições para estas comunicações seguem a Portaria ANP nº 75/2000 (Art. 3º).

É importante destacar que os indícios de hidrocarbonetos (IH) são sinalizadores de presença de petróleo e/ou gás natural e não significam necessariamente que a região possua acumulações comerciais.

A desaceleração do setor afetou drasticamente o número de poços perfuras em 2017 e, consequentemente, os IH declarados no últimos anos.

CLIQUE PARA AMPLIAR

Conforme releva a tabela, há muito poucos indícios em 2017 e uma concentração nas perfurações terrestres nas bacias do Recôncavo (BA) e Potiguar (RN). Os IH em mar foram apenas dois localizados no campo de Marlim e na região exploratória de Libra.

É interessante observar que existem operadores com IH além da Petrobras como Alvopetro e Great Oil. O IH referente ao campo de Marlim com o poço direcional 9MRL231DRJS de profundidade 4.539 m possivelmente trata-se de uma perfuração de expansão da concessão de Marlim à camada Pré-Sal.

BACIA DO RECÔNCAVO – BA

CLIQUE PARA AMPLIAR

 

BACIA POTIGUAR – RN

Fonte: As informações de Indícios de Hidrocarbonetos são todas provenientes da ANP

Por Luiz Ehlers (EnergyWay)