Pemex descobre maior jazida de petróleo em 15 anos

Pemex descobre maior jazida de petróleo em 15 anos

546
COMPARTILHAR

“A extração desse petróleo poderá ser feita relativamente em breve”, destacou o presidente do México

Cidade do México – A estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) descobriu a maior jazida de petróleo e gás em campos terrestres em 15 anos, com um volume de mais de 1,5 bilhão de barris de petróleo cru equivalente (bpce), anunciou nesta sexta-feira o presidente do México, Enrique Peña Nieto.

“A extração desse petróleo poderá ser feita relativamente em breve e, além disso, a custos mais baixos pela sua localização”, 72 quilômetros ao sul do porto de Vera Cruz e perto de Cosamaloapan, onde a Pemex já tem infraestrutura, destacou Peña Nieto.Em um evento no estado de Hidalgo com trabalhadores da companhia petrolífera, o presidente disse que estudos iniciais indicam que o poço Ixachi-1 conta com um volume original de mais de 1,5 bilhão de bpce, que pode aportar reservas de cerca de 350 milhões de bpce.

“Esta é a descoberta mais importante em campos terrestres que esta empresa realizou nos últimos 15 anos”, afirmou Peña Nieto.

Em comunicado, a Pemex indicou que o volume deste poço “é similar às descobertas reportadas há dois meses por empresas privadas com o poço Zama-1”.

“O Ixachi-1 tem a vantagem estratégica de estar perto de infraestrutura existente tanto em poços em produção como no sistema de dutos nacional, por isso pode entrar em produção mais rapidamente”, detalhou a empresa.

A companhia petrolífera destacou que “esta descoberta pode se estender ainda mais, e inclusive dobrar o seu tamanho”. Além disso, a curto e médio prazo irá ajudar a satisfazer a demanda de gás úmido e petróleo leve do país.

Fonte: Exame