O Perfil dos Campos em Desenvolvimento (Pré-Produção) no Brasil – dez17

O Perfil dos Campos em Desenvolvimento (Pré-Produção) no Brasil – dez17

999
COMPARTILHAR

Por Luiz Ehlers (EnergyWay)

Após a Declaração de Comercialidade (DC), os então blocos exploratórios iniciam sua preparação para a produção propriamente dita, tornando-se campos. A DC traz o Plano de Desenvolvimento (PD), onde são especificados pelas empresas o cronograma de trabalho e os investimentos necessários para a produção de petróleo e gás natural, além dos procedimentos para seu abandono (descomissionamento).

A chamada etapa de desenvolvimento é iniciada pela aprovação do PD pela ANP. Segundo o contrato de concessão, este plano se prolonga durante a fase de produção enquanto forem ainda necessários investimentos em poços, equipamentos e instalações destinados à produção,

Dessa forma, segundo a ANP, o Brasil possui atualmente (dez/17) cerca de 70 campos ditos como ainda sob a etapa de desenvolvimento. Há uma divisão igualitária entre mar e terra, sendo as Bacias de Santos e do Recôncavo (BA) as que mais possuem campos nessa etapa. A Bacia de Campos e Potiguar (RN) vêm logo em seguida.

clique para ampliar

Contudo, é interessante de ser destacado que há muitos desses campos em desenvolvimento localizados em Bacias com pouca ou ainda nenhuma produção de petróleo como Amazonas, Barreirinhas, Tucano Sul e Paraná.

Em Santos, os campos em desenvolvimentos podem ser agrupados nas seguintes regiões:

  • Cessão Onerosa – além de Búzios e Atapu, que encontra-se sob o status de produção, os quatro demais campos pertencentes à Cessão Onerosa encontram-se em desenvolvimento: Itapu, Sépia, Sul de Lula e Sul de Sapinhoá.
  • Derivados do BM-S-11 – da mesma forma que Lula, há outros campos derivados da mesma concessão leiloada na R02 em 2000 como Sururu e Berbigão.
  • Outros – Santos conta ainda com os campos de Atlanta e Oliva, além de Tambuatá e Cavalo-Marinho, sendo este último localizado no extremo sul da Bacia.
    clique para ampliar

    Na Bacia de Campos há atualmente sete campos em desenvolvimento. Estes estão localizados nas seguintes regiões:

    • Sul de Campos – nessa região há o campo de Marombá, que está entre os ativos da Petrobras à venda. Além desse há também Pitangola, que está em torno de Peregrino e os dois campos de Xerelete, próximos às concessões BM-C-35 (Basilisco)  e BM-C-33 (Pão de Açúcar)
    • Porção Capixaba – na porção norte de Campos, que pertence ao estado do ES, há ainda outros três campos na região do Parque das Baleias: Mangangá, Caxaréu e Catuá.
      clique para ampliar

      Além dessas Bacias, há outras regiões com uma concentração de campos em desenvolvimento como os de gás natural na Parnaíba (Gavião Caboclo, Gavião Preto e Gavião Branco Norte), os ao sul de Manati na Bacia de Camamu-Almada (Camarão, Camarão Norte, Piraúna e Sardinha), além dos terrestres na Bacia do Espírito Santo (Bem-te-vi, Curruíra e Lagoa do Doutor).